sábado, 10 de julho de 2010

Ciclo de Vida do Serviço


Ciclo de vida do serviço Segundo a ITIL v3

Interfaces:

Estratégia de serviços: como sera utilizado pelo negocio Preve e conceitua um conjunto de serviços que ajuda o negócio a alcançar seus objetivos.
Desenho do Serviço: Desenha o serviço tendo em mente objetivos de utilidade e garantia.
Transição de Serviço: Move os serviços para o ambiente de Produção de forma controlada e planejada
Operação de serviço: Gerencia os serviços em produção para assegurar que seus objetivos de utilidade e garantia sejam alcançados.
Melhoria de Serviços Continuada-> Avalia os serviços e identifica formas de melhorar sua utilidade e garantia no suporte aos objetivos do negócio.



Objetivos
Converter conceitos e ideias inovadoras em serviços para o cliente.
Resolver problemas usando soluções efetivas e prolongadas.
Controlar custos e riscos que podem potencialmente influenciar o valor que foi criado.
Aprender com os sucessos e falhas para gerenciar desafios e ideias -PDCA


Estrategia de Servico (Service Strategy)

Meta: fazer com que os provedores de TI pensem de maneira estratégicas para que eles possam operar e fazer a lucratividade crescer a longo prazo
Objetivos: Indentificar as necessidades do negócio, desenvolver estratégias para satisfazer as necessidades do negócio, ajudar a selecionar as

melhores opções para o aperfeiçoamento do serviço, focar no uso dos serviços para criar valor para o negócio.

Quais serviços deveriamos fornecer e a quem? essa pergunta responde qual é o negócio do cliente.
Como nos diferenciar dos nossos concorrentes ? visa fazer com que o provedor de serviço oferece um serviço de qualidade comparado com seus concorrentes para que a diretoria da empresa tenha uma visão se o fornecimento interno de serviços atende as necessidades do negócio.

Como criar valor para os nossos clientes?
Como fazer um Business case para investimentos estratégicos  e em serviços-> plano de negócio que detalha como sera realizado a estrategia do negocio.

Valor para o negocio: Definições claras dos serviços, modelo de serviços e modelos de entrega de Serviços
Tomada de decisão clara ao justificar um projeto ou novo serviço. 
ROI: Retorno do investimento em quanto tempo o valor do investimento ira retorna para empresa em forma resultados para o serviço que esta sendo desenvolvido.
TCO: Quanto custa desenvolver um serviço desde a fase de planejamento até a fase de manutenção.
Economia de custos fazendo o melhor aproveitamento dos recursos.


Desenho de Serviços.(Service Design)

Meta: Desenho e desenvolvimento de serviços e seus processos relacionados para atender as necessidades atuais e futuras do negócio.

Objetivos: Fornecer uma abordagem para o desenho de serviços novos ou alterados para a transição para o ambiente de produção.
Desenhar serviços que estejam alinhados e satisfaçam os objetivos do negócio
Desenhar serviços que são desenvolvidos dentro de uma escala de tempo e custo
Desenhar processos eficientes e eficazes para  gerenciar o serviço durante o ciclo de vida
Identificar e gerenciar riscos
desenhar uma infra-estrutura segura e resilente
Documentar planos, politicos, arquitetura e treinamento da equipe
Contribuir para a melhoria continua do serviço.

Valor para o negócio
Assegura que os serviços estão sendo desenhados especificamente para atender os requisitos do cliente é alcançada
garante que os processos do desenho sejam documentados e repetíveis
Os serviços são desenhados para alcançar uma eficiencia de  custo atendendo os requisitos de capacidade e disponibilidade.
Assegura que sejam consideradas métricas e medidas para a governança e conformidade com os regulamentos.


Transição de Serviço->(Service Transition)

Meta: fazer a transição do serviço atraves de gerenciamento e coordenação de processos, sistemas e funções necessárias para construir, testar e

implementar um serviço novo ou alterado dentro de operações

Objetivos: Entregar mudanças com sucesso dentro do ambiente de produção, Gerenciar expectativas do cliente sobre como o serviço  novo ou alteradoirá impactar o negocio

Intregar projetos em transição.
Criar sistemas de Gerenciamento do conheciemento dos serviços.


Valor para o Negócio.


Aumenta a habilidade de gerenciar um alto volume de mudanças
Faz com que a TI  tenha uma resposta rapida para o lançamento de serviços no mercado
Reduz o numero de riscos.
Maximiza o valor do serviço quando ele for para operações
garante que os requerimentos de conformidade serão atendidos durante a mudança
Economiza custos fazendo o cancelamento do serviço antes que entre em operação


Operação do Serviço (Service Operation)

Meta:Coordenar e executar atividades e processos no dia-a-dia para entregar e gerenciar serviços nos niveis acordados. Fazer o gerenciamento operacional da tecnologia usada para entregar e suportar os serviços.
Objetivos: Tomar as devidas ações para entregar os serviços nos niveis de serviços acordados
Gerenciar a tecnologia que mantém o serviço em operação.
Controlar e gerenciar as operações do dia-a-dia
Monitorar o desempenho dos serviços

Valor para o Negócio
A operação do serviço representa o valor que é percebido pelo cliente


Melhoria de Serviço Continuada (Continual Service Improvement- CSI)



Meta: alinhar os serviços de TI com as necessidades do negócio, identificando e implementando melhorias nos serviços, processos e ciclo de vida


Objetivos: Procurar oportunidades de melhoria em todo  Ciclo de Vida do Serviço.
Medir, analisar e revisar os niveis do serviço


Valor para o negócio:
Aumenta a qualidade do serviço
Aumenta a eficiencia da entrega do serviço com melhor ROI
Aumenta a competencia da organização.

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